quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Semana de comunicação: s novas perspectivas da prática profissional


Do dia 27 ao dia 30 de outubro de 2008 a Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte realizou no auditório do campus Prado a Semana de Comunicação. No dia 27 os jornalistas Andrea Loureiro e Robson Leite realizaram palestra sobre Convergência de Mídia, Cross Mídia e Prosumer. No dia 28 foi realizado um debate sobre a questão da obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo, com o desembargador do TRT-MG Antônio Álvares da Silva. No dia 29 o diretor de comunicação da Assembléia Legislativa de Belo Horizonte, o jornalista Lúcio Pérez falou sobre assessoria de comunicação na esfera pública. No dia 30 os alunos de comunicação da Estácio de Sá que já estão inseridos no mercado deram dicas de como se destacar e conseguir uma boa colocação nessa área tão concorrida.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Violência, mídia e segurança pública.



A violência é um problema que atinge toda a sociedade: todo mundo já sofreu ou conhece alguém que ja tenha sofrido com isso. Os atos criminosos tem várias origens e envolvem várias questões, inclusive culturais. Alguns são impulsionados pelo simples ódio ou preconceito, como ocorre nos casos de delitos contra os homossexuais, por causas religiosas ou étnicas. Outras vezes a violência acontece dentro de casa, com agressões a mulheres ou crianças. A miséria e pobreza também podem ser causas que levem ao envolvimento com o tráfico de drogas, crime organizado, assaltos e homicídios. Esse problema não tem uma delimitação exata, atinge a todos sendo assim uma questão que envolve a sociedade civil e o governo.


No dia 18/9/08 foi realizado na Faculdade Estácio de Sá uma palestra com o tema: “Mídia e segurança pública”. O evento contou com presenças de autoridades e especialistas ligados à Segurança Pública. Entre eles, o sociólogo Luiz Flavio Sapori, que destacou os problemas da violência e a abrangência da mídia nesta questão. “Os 40 anos de criminalidade em todo o País, não foram criados pelos meios de comunicação”. Ele disse ainda que o sistema prisional apresenta falhas. Outro tema abordado durante o debate foi o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).